Nas viagens transatlânticas, futuro já começou

Por Silvio Cioffi

A indústria global de cruzeiros marítimos embarca mais 22 milhões de passageiros anualmente e, cada vez mais, transatlânticos maiores e mais arrojados vêm sendo lançados ao mar.

Para um futuro próximo, estão previstas, por exemplo, embarcações com salas que, abaixo da linha de navegação, vão ter janelas por onde passageiros poderão observar a vida marinha subaquática.

Outra ideia futurista –que não deve demorar muitos anos para virar realidade–, são as piscinas de vidro infinito nas quais os hóspedes poderão nadar até a borda do navio.

Em companhias de navegação muito conhecidas do público brasileiro, caso da Royal Caribbean/RCCL e da Costa Cruzeiros, navios inovadores e gigantescos com novas e luxuosas áreas de vivência e entretenimento já são uma realidade.

E, para além do tamanho, o que as  empresas de cruzeiros querem é investir em atrações exclusivas capazes de transformar as embarcações em resorts flutuantes, quase que destinos de turismo em si.

Na RCCL, os mais novos meganavios pertencem a uma classe chamada Oasis, cujo pioneiro foi o Oasis of The Seas. Nesses enormes transatlânticos, além do tradicional deck superior, há uma rua interna com jardim, lojas, sorveterias e restaurantes que, feita para passear, dá a sensação de se estar em terra firme enquanto se viaja entre diferentes portos do mundo.

Um dos mais novos, o Quantum of The Seas, construído pelo estaleiro alemão Werft, tem quase 169.000 toneladas, 348 m de comprimento e comporta até 4.180 passageiros. Dentre as suas novidades, há de robôs que servem drinques até um simulador de paraquedismo, além de cápuslas de vidro que, movidas por mecanismo semelhante ao dos quindastes, fazem um giro de 360º em volta do transatlântico.

Na Costa Cruzeiros, a mais nova joia da frota é o Costa Didema, cuja construção foi feita pelo tradicional estaleiro italiano Fincantieri. Esse transatlântico tem 132.500 toneladas, 306 metros de comprimento e capacidade para 4.497 passageiros.

Alcunhado de “A Rainha do Mediterrâneo”, o Diadema tem um spa que ocupa quatro andares, sete restaurantes e três piscinas, inclusive uma para fazer talossoterapia, um tratamento relaxante e medicinal que usa a água do mar.

Também faz parte da estratégia das companhias de cruzeiro investir em alta gastronomia, razão pela qual há hoje restaurantes exclusivos nos quais se paga a parte, mas que custam bem menos do que os bistrôs da mesma categoria nas grandes cidades do mundo.

Contratar chefs renomados também é uma realidade, idem fazer degustações de vinhos e harmozização de pratos em jantares sofisticados do tipo Chef’s Table, da RCCL.

As empresas também têm investido em internet mais rápida, se bem que, por conta da utlização de satélites, navegar na rede de computadores não é das coisas mais baratas para se fazer a bordo.

A RCCL está agora lançando um novíssimo serviço de internet de alta velocidade que, chamado VOOM, promete ser o mais rápido já visto em alto-mar e vai equipar toda a frota.

Esse serviço  irá permitir que os hóspedes se mantenham sempre conectados, mesmo há milhas de distância do litoral, e que possam ouvir música, assistir filmes, se comunicar por Skype e, também, postar fotos e vídeos nas redes sociais.

VOLTA AO MUNDO

Na contramão do que acontece no mundo, o setor de cruzeiros marítimos deverá encolher na próxima temporada 2016/2017, premido pela atual crise econômica brasileira.

Mas há uma novidade que, em janeiro do ano que vem, deve sacudir o mercado.

É que, pela primeira vez, a Costa Cruzeiros vai realizar uma volta ao mundo com embarque a ser feito no Rio de Janeiro.

Assim, a bordo do Costa Luminosa, a partir do dia 23 de janeiro, será possível fazer uma viagem de 88 noites cujo roteiro passa por destinos como Punta Del Este, Buenos Aires, Montevidéu, Puerto Madryn, Ushuaia e Valparaíso, passando ainda pela Polinésia, Tonga, Austrália, Nova Zelândia, Siri Lanka, Índia, Emirados Árabes Unidos, Omã e Jordânia até alcançar a Grécia e a Itália, isso já em território europeu.

Durante esse cruzeiro de volta ao mundo, que é inédito no Brasil, as bebidas consumidas nas refeições –inclusive refrigerante, cerveja e vinho– estarão incluídas no preço da viagem, idem algumas das excursões que, normalmente, são pagas a parte.

O Costa Luminosa tem capacidade para 2.826 passageiros e o preço desse roteiro de 88 noites custa a partir de R$ 45.129 (que podem ser parcelados em 10 vezes) por pessoa em cabine dupla interna.

NOVO PRESIDENTE

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar) elegeu Renê Hermann seu novo presidente do Conselho.

Hermann é diretor-geral da Costa Cruzeiros e trabalha no setor há 22 anos.

“Os desafios do mercado de cruzeiros no Brasil ainda são inúmeros –e a Clia Abremar está disposta a enfrentá-los”, afirmou ele.

Segundo Hermann, “vamos seguir buscando a redução dos custos operacionais e a diminuição nos valores das taxas e dos impostos cobrados às companhias marítimas que atuam e que pretendem operar no Brasil. Continuaremos lutando por uma melhor infraestrutura portuária, incentivando o diálogo e comprometimento do governo em todas as esferas (municipal, estadual e federal), possibilitando, dessa maneira, a retomada do crescimento do setor no país.”