Em março de 2017, a avenida Paulista verá inaugurada uma Japan House e, por trás dessa iniciativa, que vai nos tornar ainda mais filo-nipônicos, está o japonês Takuo Sato.
Diplomata de carreira que nasceu em Kyoto e cresceu em Nara, o cônsul Sato –que é formado em direito e em administração pública–, vive na capital paulista desde 2015 e é especializado em assuntos de turismo.
Antes disso, serviu a diplomacia em Lisboa (Portugal), em Maputo (Moçambique), em Brasília (DF) e em Washington (EUA).
Ao todo, ele, que já viveu dois anos e oito meses no Brasil, diz que São Paulo “é um lugar peculiar para os japoneses” –e conta que, no ano que vem, a avenida Paulista vai ganhar uma Japan House onde “os brasileiros poderão entender mais sobre o Japão.”
Para ele, “aqui há muitos descendentes de japoneses e paulistas que, por terem assistido desenhos-animados e seriados como Ultraman e Jaspion desde a sua infância, têm coração (sentimento) próximo aos japoneses.”
Leia a seguir a entrevista exclusiva cravejada de números, análises e dicas que o cônsul Takuo Sato concedeu a este blogueiro da Folha.
JAPAN HOUSE NA PAULISTA
“Por iniciativa do nosso governo, uma Japan House será inaugurada em São Paulo, na avenida Paulista, número 52, em março de 2017.
A Japan House, onde a tradição estará lado a lado com o futuro, será um lugar para entender mais sobre o Japão.
Nela, os visitantes sentirão o Japão, seja através de exposições, de eventos, da gastronomia e de outras atividades.
E essas atividades serão oferecidas com a hospitalidade japonesa.
Para os potenciais turistas brasileiros que querem visitar o Japão, essa Japan House propiciará uma iniciação para que quer conhecer as princicpais atrações turísticas nipônicas.
E, para quem já conhece, a Japan House será um lugar para redescobrir o Japão –e ter a vontade de voltar ao país!
TURISMO NA TERRA DO SOL NASCENTE
O número total de visitantes estrangeiros no Japão, incluindo todos os tipos de vistos, no ano de 2015, foi de 19.737.409 pessoas.
Segundo dados oficiais, os principais visitantes são provenientes dos seguintes países/territórios:
1. China (4.993.689 pessoas)
2. Coréia do Sul (4.002.095)
3. Taiwan (3.677.075)
4. Hong Kong (1.524.292)
5. EUA (1.033.258)
Se fossemos nos ater ao número de turistas, os dados mais atuais são de 2014:
1. Taiwan (2.674.425 pessoas)
2. Coréia do Sul (2.285,069)
3. China (1.753.572)
4. Hong Kong (886.308)
5. EUA (611.075)
Já falando especificamente do número de turistas brasileiros, em 2014, 24.006 viajantes vindos do Brasil visitaram o Japão
Fonte: JNTO
O JNTO (Japan National Tourism Organization) é um órgão governamental ligado à Agência de Turismo do Japão; essa, por sua vez, pertence ao Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo japonês.
MAIS BRASILEIROS NO JAPÃO
O número de turistas brasileiros também tem mostrado um aumento nestes últimos anos.
Não há informações concretas a respeito da motivação destes turistas. Porém, acredita-se que, os laços humanos que nasceram através da imigração japonesa no Brasil têm impulsionado o interesse mútuo.
Vou relacionar alguns rankings anuais de visitação para que se tenha uma ideia da variação do número de brasileiros que, conforme o período, nos tem visitado, assim:
Ano
Número de visitantes brasileiros*
2009
16.899
2010
21.393
2011
18.470
2012
32.111
2013
27.105
2014
32.310
2015
34.017
*Inclui todos os tipos de vistos (não temos números conforme tipo de visto)
Em relação aos vistos emitidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, dos 19.400 vistos emitidos, 14.700 foram de curta permanência, representando quase 70% do total.
O visto de curta permanência é emitido às pessoas que permanecerão temporariamente no Japão –e que não exercerão nenhuma atividade remunerada, portanto, não são emitidos exclusivamente a turistas.
Para complementar as tabelas acima, segue abaixo o número de vistos de curta permanência emitidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo entre 2009 e 2014:
Ano
Número de visto de curta permanência
2009
6.300
2010 9.000
2011
10.200
2012
18.000
2013
12.500
2014
14.700
SATISFAÇÃO GARANTIDA
Diria que, para os turistas internacionais, os principais atrativos do Japão são a culinária típica, compras, natureza, dentre outros.
Segundo uma pesquisa de satisfação realizada entre os turistas pelo Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, em 2015, 47,8% responderam que ficaram extremamente satisfeitos e 44,8% responderam que ficaram satisfeitos, somando mais de 90% dos entrevistados!
Ao serem indagados se pretendem retornar ao Japão, 57,9% responderam “com certeza”, e 35,4% responderam “sim”, somando, novamente, mais de 90% dos entrevistados.
Não há nenhum dado estatístico a respeito do custo/benefício das viagens ao Japão, mas, segundo o site da Tripadvisor, viagens para o Japão são mais em conta do que para Nova York, Londres ou Paris.
Além disso, no Japão, não há o costume de oferecer gorjeta, e mesmo assim, o serviço oferecido é de alta qualidade.
Devido ao maior número de voos disponíveis, Tóquio continua sendo a principal porta de entrada do Japão.
Entretanto, nesses últimos anos, o número de voos provenientes principalmente da Ásia tem aumentado no Aeroporto Internacional de Kansai.
Dentre as principais sugestões de rotas de viagem, a chamada Golden Route (Tóquio–Fuji Hakone–Kyoto–Osaka–Hiroshima) ainda é a preferida, mas não podemos deixar de citar a rota do Japão Central (Tóqiuo–Nagano–Gifu–Tateyama (Toyama)–Kanazawa (Ishikawa)–Nagoya (Aichi), além de Hokaido e Okinawa.
Sem dúvida, a cultura tradicional japonesa, a natureza e os festivais também são alguns dos principais atrativos do país, encontrados não nas grandes metrópoles, mas em cidades mais afastadas.
Atualmente, o monte Koya, localizado no norte da Província de Wakayama, tem se tornado um dos pontos turísticos preferidos, não somente pelos japoneses, mas também pelos estrangeiros, devido a sua riqueza histórica e natural.
VIAGENS MARÍTIMAS
Também recebemos diversos cruzeiros vindo de países próximos ao Japão.
O número de estrangeiros que entraram no país através dos portos aumentou 2,7% em 2015, comparado com o ano anterior.
Esse aumento foi resultado, principalmente, do aumento do número de cruzeiros vindo da China, de acordo com dados do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
OS TIPOS DE VISTO E SUAS REGRAS
As principais condições necessárias para obter um visto de entrada no Japão, com a finalidade de turismo (visto de curta permanência), são: possuir passaporte válido e garantia do direito de retorno ao país, ter capacidade financeira para arcar com as despesas de viagem, apresentar os documentos conforme lista disponível em nosso site.
Ainda, no caso de turismo nas províncias de Okinawa, Miyagui, Fukushima e Iwate, no entanto, haverá isenção da taxa de visto.
Além disso, o castelo Shuri-jo, em Okinawa, e o Hiraizumi, em Iwate, são considerados patrimônios culturais mundiais da Unesco.
O visto emitido para as finalidades de turismo e trabalho são diferentes, assim como as condições para a sua emissão.
No caso de entrada no país com o visto de curta permanência, será possível a permanência por até 15, 30 ou 90 dias.
Já no caso de vistos que permitem trabalhar, na maioria das vezes, é possível permanecer por até 1 ou 3 anos.
O MERCADO ASIÁTICO
Turistas asiáticos também procuram o Japão em suas viagens, notadamente os viajantes vindos de Taiwan, ca Coréia do Sul e da China, conforme se vê no ranking abaixo, que mostra, no continente Asiático, os principais emissores (em 2014):
1.
Taiwan
2.674.425
2.
Coréia do Sul
2.285.069
3.
China
1.753.572
4.
Hong Kong
886.308
5.
Tailândia
599.690
6.
Malásia
211.898
7.
Singapura
194.092
Fonte: JNTO
O TURISMO DE NEGÓCIOS
Em relação ao turismo de negócios, o Japão ocupa a 7ª posição mundial (dados de 2014).
Considerando somente os países da Ásia, Oceania e Oriente Médio, o Japão ocupa a primeira posição.
Entre as principais cidades japonesas, Tóquio está em 1º lugar (80 eventos), seguido de Kyoto (57), Fukuoka (30) e Osaka (23).
Nestes últimos dez anos, este mercado apresentou um crescimento de 28% no Japão, número que tende a aumentar ainda mais com a proximidade das Olimpíadas de Tóquio.
Fonte: JNTO
VIAJANTES POR CONTINENTEEntre os mercados mais distantes, o Japão recebeu, em 2014, os seguintes números de turistas, em ordem descrente:
Continente
Número de Turistas
1.
Ásia
9.050.505 pessoas
2.
América do Norte
791.820
3.
Europa
691.856
4.
Oceania
293.258
5.
América do Sul
41.404
6.
África
11.377
Excluindo os países da Ásia, os países que apresentaram maior número de turistas em 2014 foram:
País
Número de Turistas
1.
EUA
611.075 pessoas
2.
Austrália
259.968
3.
Canadá
152.005
4.
Reino Unido
145.047
5.
França
123.003
Fonte: JNTO
Para ilustrar, o número de turistas brasileiros, no mesmo ano, foi de 24.006 pessoas, classificando-se entre os 50 primeiros, embora não saibamos a posição exata.
ORIENTE-SE SOBRE TRANSPORTES
No Japão, há várias linhas de trem e ônibus oferecidas por diversas companhias a preços baixos, possibilitando aos turistas a facilidade de locomoção.
Antes da viagem, no entanto, recomenda-se verificar os melhores preços através da homepage de cada companhia, embora haja poucas informações em português.
Algumas informações também podem ser encontradas na página da JNTO.
As estações das grandes metrópoles já possuem facilidade para quem tem dificuldades físicas (“barrier-free”), e há muitas informações disponíveis em inglês.
As cidades menores estão aos poucos se adaptando a esta mobilidade.
OS JAPONESES E A SEGURANÇA
Segundo as estatísticas apresentadas pela JNTO, as viagens de japoneses ao exterior apresentam flutuações, positivas ou negativas, dependendo do país de destino, mas não se observa uma queda brusca.
Por exemplo, o número de visitantes japoneses na França, em 2010, era de aproximadamente 596 mil pessoas; enquanto que, em 2013, esse número correspondeu a cerca de 682 mil pessoas.
Os países mais visitados na Europa pelos japoneses são Alemanha (711 mil, número aproximado de visitantes em 2013), França (682 mil), Suíça (491 mil), Itália (454 mil) e Espanha (374 mil).
DICAS E PLANOS (BEM) PESSOAIS
Dependendo da estação do ano, gosto de visitar diferentes localidades.
Na primavera, gosto de apreciar as cerejeiras em Yoshino (Nara) ou no parque Maruyama (Kyoto).
No verão, há festivais de fogos de artifícios em vários lugares.
No autono, vale a pena fazer caminhada nas florestas com folhas de momiji para mergulhar num mundo de folhas coloridas.
Kanazawa e Shirakawa-go no inverno têm paisagem maravilhosa com neve!
Neste mês de junho, época de chuva, vale a pena visitar templos com hortências
Fora do Japão, aproveitando a minha missão internacional, como diplomata, viajo mais pelo país onde estou servindo.
Quando estava em Moçambique, viajava muito pelo sul da África.
Quando estava nos EUA, viajei para muitos lugares no continete norte-americano.
Agora que estou novamente em São Paulo, quero fazer caminhadas (trilhas) nas florestas, pois gosto de sentir a natureza.
A trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, é um bom começo.
Por localizar-se aqui na cidade de São Paulo, é de fácil acesso.
Ouvi dizer que a vista panorâmica é surpreendente!
Outras trilhas que gostaria de conhecer são aquelas localizadas no Parque Estadual da Serra do Mar, espalhadas em diversas cidades do Estado de São Paulo, assim poderei conhecer melhor a vegetação nativa da Mata Atlântica.
Servindo aqui no Brasil, já viajei por várias lugares, de Porto Alegre até Manaus.
São Paulo é um lugar peculiar para os japoneses.
Por ter amizades com descendentes japoneses e por ter assistido desenho-animado e seriados como Ultraman e Jaspion desde a sua infância, os paulistas tem coração (sentimento) próximo aos japoneses.