Em época de maré econômica adversa, a aviação civil brasileira reporta resultados negativos e recua a níveis de 2013, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Em voos domésticos, a TAM, do grupo Latam, manteve a liderança, fechando 2015 com uma fatia de 37,12% de participação, seguida por Gol (35,27%), Azul (17,11%) e Avianca (10,51%).
No mercado internacional, as taxas de crescimento também tendem a ser gradualmente menores neste ano, dada a retração projetada para economia brasileira.
Nos voos internacionais, a companhias aéreas brasileiras detêm, hoje, uma fatia de cerca de de 30% do mercado –e as demais frequências (70%) são operados pelas estrangeiras que voam para o Brasil.
Nesse segmento, entre as brasileiras, a líder TAM responde por uma fatia de quase de 80%; a Gol, fica em segundo lugar, 12,67%; já a Azul tem cerca de 7,27%.
TRIBUTO QUE ATRAPALHA
Para discutir a alíquota do imposto de renda cobrado sobre remessas que servem para pagar serviços turísticos adquiridos no exterior, Magda Nassar, presidente da Braztoa; Edmar Bull, presidente da Abav-Nacional; Marco Ferraz, presidente da Clia-Abremar; e Luiz Eduardo Falco, presidente da operadora CVC, se reuniram em Brasília com Dyogo Henriques de Oliveira, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
Tudo indica que o setor de viagens, já bastante combalido pela retração da economia e pela alta do dólar, vai engolir uma majoração de 6,38% em seus custos, o que fatalmente deve encarecer os pacotes de viagens para o exterior.
Caso a alíquota seja superior, as operadoras e agências de turismo devem ficar à mercê de uma enorme crise. No ano passado, um ano particularmente duro para o segmento, a Nascimento Turismo foi uma que fechou suas portas.
Segundo se diz, o ministro Nelson Barbosa, da Fazenda, e o vice-presidente, Michel Temer, estão articulados com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que tem assegurado aos representates do setor que uma medida provisória será publicada para garantir a majoração em torno de 6%.
TAM/LATAM ASSINA COM AA, BA E IBERIA
O grupo chileno Latam Airlines, que contrala a brasileira TAM Linhas Aéreas, anunciou a assinatura de acordo com membros da aliança Oneworld, quais sejam, a norte-americana American Airlines (AA) e o International Airlines Group (IAG), que controla a British Airways (BA) e Iberia.
Em consequência, haverá um aumento do relacionamento entre as empresas e, conforme declaração de Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam, “haverá incremento da conectivades dos clientes que, da América Latina se detinam à América do Norte e da Europa.”
Os programas LanPass e TAM Fidelidade terão acesso aos beneficiados por esse acordo com as empresas que participam na aliança Oneworld.
NAS NUVENS, COM DAVID BOWIE
Prestando tributo ao pop star britânico recém falecido, a British Airways (BA) estará exibindo a bordo dos seus jatos o filme “David Bowie – Five Years in the Making of an Icon”, produzido pela BBC2.
Além do documentário, a partir do início de abril, a BA também vai incluir o repertório de Bowie em sua programação.
Outros dois documentários, “The Best of Bowie” e “David Bowie at the Beep” também serão exibidos a bordo.
IBERIA NA CHINA E NO JAPÃO
A espanhola Iberia, que é associada à britânica BA, anunciou que terá, desde Madri, voos diretos para Tóquio, no Japão, e Xangai, na China.
As frequências para o Japão serão de três voos semanas: às segundas, quartas e sábados –e a Iberia estima que vai oferecer assentos para 90.000 passageiros anualmente nessa rota Madri-Tóquio.
Já as frequências entre Madri e Xangai devem entrar em operação antes de março de 2017.
MAR DE ALMIRANTE
No mundo dos cruzeiros marítimos, as empresas vão de vento em popa, embora muitas delas estejam projetando, já para as próximas temporadas, reposicionar seus transatlânticos para que atendam o mercado chinês. Essa é a estratégia da italiana Costa Cruzeiros, por exemplo, controlada pelo grupo Carnival Cruises.
Já a Royal Caribbean International (RCI) anunciou, em dezembro passado, a encomenda de mais um novo e gigantesco navio de cruzeiro, cujo nome ainda não foi escolhido. Ao ser lançado ao mar em 2020, esse será o quinto transatlântico da classe Quantum, que inclui gigantes como o pioneiro Oasis of The Seas.