Para o ano que vem, ninguém sabe ao certo o que reserva o calendário do impeachment, muito menos se o dólar vai prosseguir na sua trajetória de alta. Mas, ainda que as perspectivas não sejam muito otimistas nem para a política e muito menos para a economia brasileiras, já dizia o poeta que viajar é preciso.
E nem é preciso ter bola de cristal para notar que 2016 tem cinco feriados nacionais passíveis de serem prologados: o Carnaval (9/2 cai numa quarta-feira); a Páscoa (25/3 é sexta); o feriado de Tiradentes (26/5 será quinta) e, finalmente, a Proclamação da República (15/11 cai numa terça).
Sim, haverá quem diga que o ano nem começou e já estão falando de viajar de novo, que a solução para a crise passa por trabalhar mais e que o brasileiro só pensa em feriado.
Chatices e chateações à parte, para os que podem já começar a planejar as viagens em 2016, feitas as contas, a pergunta é: para onde eu vou?
No caso do Carnaval, é certo que a escolha do passeio passa pelo perfil do viajante. E você, está mais para folião ou para ermitão? Não se importa em gastar em dólares ou vai afinal cair na real?
Os destinos para quem quer agito carnavalesco no Brasil são tradicionais: Rio de Janeiro, Ouro Preto, Recife/Olinda e Salvador estão no topo da lista, mas prometem preços menos em conta –para não dizer nada módicos– para quem deixar para reservar na última hora, não usar milhas aéreas e nem os programas de fidelidades de redes hoteleiras.
Afinal, a qualquer tempo, planejar a viagem com a maior antecedência possível rende pechinchas.
E falando da Páscoa, em três dias dá até para pensar em visitar capitais de países vizinhos, caso de Buenos Aires, Montevidéo e Santiago do Chile e, com boa vontade, emendando mais um dia, para quem pode, pensar em chegar até Bogotá e/ou Cartagena.
Já no feriado de Tiradentes, que cai numa quinta, quem pode emendar tem inclusive a chance de ir mais longe. Se o dólar não estiver nas alturas –e nem você com a caixa muito em baixa–, destinos nos EUA podem entram na pauta de cogitações, lembrando que, além da Flórida, o Estado mais visitado por brasileiros, muito presentes em Miami e em Orlando, há vôos diretos para Los Angeles e, também, para Nova York e Chicago.
Lembrando que o clima em maio convida para quem quer e pode visitar essas metrópoles nos EUA ou até mesmo ir para a canadense Toronto, que também é servida por voos sem escalas a partir de São Paulo.
Os mais ousados podem ainda pensar num bate-pronto para uma capital europeia durante o feriado de Tiradentes, mas, de todo modo, há muito o que fazer e ver aqui mesmo no Brasil: destinos ecológicos como Bonito e Jalapão; praias e sítios históricos no Nordeste, incluindo aí uma viagem até o arquipélago de Fernando de Noronha, as cidades históricas de Minas Gerais ou um passeio para fruir o melhor da arte moderna em Inhotim.
Finalmente o quinto feriado de 2016, a Proclamação da República, em 15 de novembro, que cai numa terça-feira, encerra, para quem pode emendar, uma boa oportunidade de fazer uma viagem mais longa.
E você, já decidiu onde vai passar o Réveillon 2015/2016?