Turismo sustentável e novas do setor

Por Silvio Cioffi

Nem tudo é turbulência e aumento de medidas de segurança nos aeroportos do mundo todo: no último dia 4 de dezembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2017 será o Ano Internacional do Turismo Sustentável, declarando que a atividade pode “conduzir a uma apreciação dos valores inerentes de diferentes culturas, estimular a melhor compreensão entre os povos e conduzir a uma maior consciência da herança de várias civilizações, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo.”

Para muitos, declaração da ONU será uma oportunidade de aumentar a presença da indústria de viagens responsável em todo o mundo–e, nesse sentido, o secretário da Organização de Turismo (OMT), Taleb Rifai, afirmou que, como a principal agência da ONU para essa iniciativa, a organização que dirige “está ansiosa por iniciar a organização e implementação do Ano Internacional, em colaboração com de governos e de organizações internacionais e regionais interessadas.”

De acordo com a ONU, um turismo “bem concebido e bem gerido” pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, a criação de emprego e para o comércio.

O BRASIL em 2016

Resta saber se, em consonância com as prioridades da ONU para  tornar o turismo mais sustentável em todo o mundo em 2017, o Brasil vai ter condições de, já em 2016,  aproveitar a onda dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro para, com dinamismo e consciência, atrair mais turistas estrangeiros.

Os números do setor de turismo receptivo brasileiro em 2015, um ano interminável em que o governo federal quase não sustenta a si mesmo, devem, é verdade, mostrar algum crescimento. A desvalorização do real frente ao dólar barateia o turismo para o estrangeiro que nos visita. E, na contramão, as compras dos brasileiros no exterior tendem a ser menores, o que ajuda vai ajudar a equilibrar a balança comerical brasileira.

Em 2014, ano de Copa do Mundo, também é verdade que mais turistas vieram para cá.

Mas, a despeito de investimentos em arenas esportivas, em modernização de aeroportos e outros, houve um crescimento de apenas 4,4% o número de turistas do estrangeiro. Tudo somado, resulta que o Brasil recebeu só 6,7 milhões de visitantes internacionais no ano passado.

EXPANSÃO HOTELEIRA 1

Com forte presença no Brasil, o grupo hoteleiro francês Accor, declarou que vai investir US$ 265 milhões para, até 2018, dobrar a sua no território sul-americano.

A Accor é o maior grupo hoteleiro europeu e tem na América do Sul 31 hotéis em operação –e, neles, dispõe de 4520 quartos.

Entre as marcas que pertencem à Accor estão o grupo Sofitel, os hotéis Pullman, Grand Mercure, Ibis e Novotel, entre outros.

“O Brasil é ainda o grande motor de desenvolvimento da região, consentrando 80% dos nossos projetos”, declarou Abel Castro, diretor de desenvolvimento da Accor na América do Sul.

O grupo quer atingir a marca de 500 hotéis na América do Sul até 2020.

Resta saber se, com o fantasma da recessão rondando a economia brasileira, que fatia do investimento do grupo hoteleiro francês vai ficar no Brasil e qual será o investimento que a Accor vai fazer nos países vizinhos.

EXPANSÃO HOTELEIRA 2

Recentemente a Accor movimentou US$ 2,9 bilhões ao adquirir os hotéis e as marcas de luxo pertencentes ao grupo FRHI Hotels & Resorts –que inclui Fairmont Hotels & Resorts, Raffles Hotels & Resorts e Swissôtel Hotels & Resorts, cuja sede ficam em Toronto (Canadá).

Nesse negócio, que inclui o icônico hotel Raffles, de Cingapura, a Accor desembolsou US$ 840 milhões em dinheiro –o restante foi pago em ações. A FRHI Hotels & Resorts pertencia aos grupos Qatar Investment Authority; King Holding Co., do príncipe saudita Alwaleed Bin Talal; e Oxford Properties Group, grupo de pensão de Ontário (Canadá).

EXPANSÃO HOTELEIRA 3

A rede hoteleira de luxo Mandarin Oriental Hotel Group somou três hotéis à sua rede em 2015: o Mandarin Oriental Milan; o Mandarin Oriental Marrakech e o clássico hotel Ritz, de Madri.

Em 2016, o Mandarin Oriental Bangkok celebra 140 anos.

O grupo também anuncia ainda para 2017 que vai abrir um hotel de 158 quartos em estilo contemporâneo e com vista para o mar em Boca Ratton, na Flórida.

FESTIVAL EM MIAMI

Em Miami, o Mês da Cultura (www.MiamiHeritageMonth.com) começa hoje (10/12) e vai até o dia 31 de dezembro. Organizado pelo Greater Miami Conventio & Visitors Bureau e patrocinado pelo Citibank, o evento promove experiências turísticas que vão de passeios gastronômicos a exposições de arte.