Com a temporada de cruzeiros começando a partir do dia 5 de novembro, se você planeja navegar num dos nove transatlânticos que vão explorar a costa brasileira e, eventualmente, chegar a Buenos Aires e a Montevidéu/Punta del Este, fique atendo às promoções que ofereçam câmbio congelado –e invista em sua viagem com antecedência.
Entre os muitos roteiros, há minicruzeiros de três a cinco dias e, também, os tradicionais, que duram uma semana.
Tendencialmente, os transatlânticos que singram os mares dessa temporada 2015/2016 são maiores e mais equipados.
A Costa Cruzeiros traz o Costa Fascinosa e o Costa Pacífica; da Royal Caribbean vem o Rhapsody of the Seas; a MSC atraca com o Splendida, o Armonia, o Magnifica e o Lírica; e vamos ver ainda por aqui os navios da Pullmantur, que são o Sovereign e o Express.
A vantagem dos cruzeiros é a de o viajante justamente poder colocar todas as despesas na ponta do lápis, lembrando que em geral essas viagens incluem, além da hotelaria e dos deslocamentos entre os portos visitados, toda a comida e a diversão a bordo. As despesas extras, em geral, são as excursões de terra e as bebidas que o passageiro queira consumir.
Se for possível, escolha uma cabine com varanda, que faz toda a diferença em viagens transatlânticas. E, se puder ficar sete noites a bordo, melhor: nesses navios cada vez maiores, que parecem destinos turísticos em si, minicruzeiros geralmente resultam num quê de quero mais.
Veja alguns sites relacionados à temporada:
www.centralmaritimabrasil.com.br
TURISMO SEGURO
Um novo seguro chamado Trip Protector foi lançado pela Braztoa (a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) para proteger agências e operadoras de viagens do país de eventuais riscos relacionados à comercialização de pacotes turísticos.
A iniciativa, que conta com a participação da administradora de seguros Ifaseg e da seguradora QBE, tem como um dos seus principais atributos a cobertura contra a eventual quebra de empresas que fornecem serviços que integram pacotes turísticos.
Para Magda Nassar, presidente da Braztoa, os mais de seis milhões de passageiros/ano que adquirem viagens de associados da entidade “vão estar protegidos de maneira completa, inédita e inovadora em todo o Brasil.”
NOTAS DE CUBA
No Caribe, depois da aproximação do ditador Raúl Castro com o presidente norte-americano Barack Obama, a ilha de Cuba se prepara para receber um número recorde de turistas vindos principalmente da Flórida (EUA).
Mas, a julgar pelo entusiasmo da companhia de cruzeiros MSC, também os portugueses estão mais interessados na ilha caribenha depois da recente abertura política. “Toda a gente está entusiasmada com Cuba”, declarou Eduardo Cabrita, diretor da MSC em Portugal, revelando que a empresa está tendo grande procura para as viagens no MSC Opera, que opera cruzeiros de sete noites, com os primeiros três dias passados em Havana, seguindo depois para a Jamaica, as ilhas Cayman e o México.
Ainda em Cuba, o grupo espanhol Iberostar Hotels & Resorts, que tem vários hotéis na ilha caribenha anunciou que abrirá em novembro mais uma propriedade, de 482 quartos, em Cayo Guillermo, na praia Pilar.
Aproveitando a maré de turistas e de olho no mercado francês, Cuba participou do salão de turismo Top Reza 2015, que aconteceu em Paris até o dia 2 de outubro. Em sua 37a. edição, o Top Resa teve entre suas atrações O Café da Estrela, onde as autoridades do turismo cubano disseram mostrar aos visitantes da feira “uma imagem da autêntica Cuba.
A Air France, que opera voos para Cuba há 17 anos, também anunciou no último dia 5 de outubro que aumentará os voos entre Havana e Paris em 2016. Assim, entre 28 de março e 26 de outubro 2016, a empresa aérea francesa deve operar dez voos semanais entre o aeroporto de Charles De Gaulle, em Paris, e Havana.
No mesmo dia 5 de outubro, a empresa aérea francesa teve sua imagem infelizmente envolvida num episódio “de luta de classes”, quando seu diretor Pierre Pilssonnier foi agredido, na sede da companhia, por funcionários descontentes com o plano de reestruturação da empresa, que prevê a necessidade de demitir 2.900 funcionários para voltar a ter lucro.
CIFRÕES EM MADRI
Também na última segunda-feira, dia 5 de outubro, foi aberta a primeira cúpula mundial dedicada ao turismo de compras, a Summit Shopping Tourism & Economy, mostrando que, a despeito da crise, e talvez por causa dela, adquirir é preciso.
Entre os participantes, estiveram nesse evento na capital da Espanha, Talbe Rifai, secretário da Organização Mundial do Turismo (OMT) e os presidentes do grupo de lojas de departamento El Córte Ingles, Dimas Gimeno, e da empresa áerea Iberia, Luis Galego, além de ministros e secretários de Estado.
Segundo dados da consultoria Global Blue, entre agosto de 2014 e o mesmo mês de 2015, a despesa média em compras na Espanha efetuadas por viajantes da Comunidade Europeia foi de 509 euros/pessoa. Já os turistas de Hong Kong gastaram em média 1.049 euros per capita, contra 993 euros investidos em compras pelos chineses em geral.
TAM EM BARCELONA
Ainda nesta semana, no mesmo dia 5 de outubro, a TAM Linhas Aéreas fez seu primeiro voo para Barcelona.
A empresa já voava para Madri e esse é o sexto destino internacional da empresa brasileira, agora controlada pela chilena LAN. Serão três os voos semanais entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Barcelona.
TAP + AZUL
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras assinou com a TAP Portugal, a empresa aérea com maior número de voos entre o Brasil e a Europa, um acordo “interline”.
Com isso, a Azul passa a vender bilhetes para todos os destinos servidos pela TAP. Juntas, Azul e TAP terão 77 voos semanais saindo de doze cidades brasileiras para mais de 50 destinos no Velho Continente.