Sob um calor de 40 graus e em clima de dólar nas alturas, a 43a. edição da feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), que acontece no Anhembi (SP), de 24 a 26 de setembro, deve reunir 60 mil visitantes –no ano passado, o público foi de 42 mil pessoas.
Somando esforços, o evento deste ano agrega à programação do Congresso da Abav de Turismo, o 44°. Encontro Comercial Braztoa, a associação brasileira dos operadores de turismo; o Abeta Summit, da entidade dos operadores de ecoturismo/turismo de aventura; e a Ilha Abracorp, do setor de turismo corporativo.
Exibindo em 304 estantes de destinos e produtos turísticos nacionais e internacionais, a feira foi aberta pelo ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-SP) e pelo governador paulista Geraldo Alckmin.
Esperançoso, Antonio Azevedo, presidente da Abav-Nacional, declarou que “o turismo pode ser uma das armas para vencer a crise”. E é fato que, a despeito do câmbio desfavorável para o brasileiro e da chapa quente no cenário político-econômico em Brasília, 30.231 pessoas compareceram à cerimônia de abertura dessa exposição da Abav, entidade que reúne 3,5 mil agências de viagens em todo o Brasil–e faz 80% das vendas do setor.
Neste ano, a feira da Abav reúne 3.021 marcas expositoras de 65 países, incluindo aí, além dos principais operadores de turismo brasileiros, diversas companhias aéreas e hoteleiras nacionais e internacionais, as grandes companhias de cruzeiros marítimos, locadoras de veículos, empresas de soluções tecnológicas, bancos especializados na transferência de dinheiro entre países, estandes de cidades e Estados do país, com destaque para a Bahia, em cuja área, ao som de música ao vivo, são servidos acarajés diante de uma réplica da igreja do Senhor do Bonfim.
Entre os espaços de países estrangeiros, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Uruguai e Cuba ocupam grandes espaços, e há ainda representações de centros de fomento turístico (“CV&Bs) de Estados e cidades dos EUA –e até das longínquas ilhas Maldivas. Dentro da feira, a localização atende à segmentação por regiões: Brasil, Caribe e América Latina, Europa, EUA, Ásia, África e Oceania.
CAPACITAR PARA CRESCER
De olho nas viagens pelo Brasil, na capacitação do turismo receptivo, nas Olimpíadas que acontecerão no Rio em 2016 e no câmbio que poderá atrair mais estrangeiros ao país, a Vila do Saber, uma escola de capacitação, promove, nos três dias do evento, 92 palestras técnicas num estande especialmente voltado para a profissionalização.
Dentro da expo da 43a. Abav, a programação nessa Vila do Saber inclui palestras, painéis e plenárias que, inclusive no sábado (26), discute, entre outros, temas como a sustentabilidade nas viagens, o comportamento adequado em roteiros fora do Brasil, o Big Data, o turismo LGBT, como comprar com maior segurança, o turismo rodoviário, o mundo das viagens nas mídias sociais, o turismo acessível/mobilidade, as ferramentas digitais e até algumas festividades regionais.
Mais informações sobre esse evento profissional podem ser obtidas através do site www.abavexpo.com.br ou pelo tel. 55-11-3159-1647, das 9h às 12h e das 13h às 18h.