Parques celebram centenário nos EUA

Por Silvio Cioffi

Transformada oficialmente no primeiro parque nacional dos EUA em 1915, a floresta de Yosemite, na Califórnia, deu origem à criação, no ano seguinte, do National Park Service/NPS (http://www.nps.gov/index.htm).

E agora, quando esse tombamento pioneiro comemora o seu centenário, o National Park Service está lançando em conjunto com o Brand-USA (www.thebrandusa.com), órgão de fomento de turismo público-privado norte-americano, a campanha Find Your Park.

Com isso, os EUA esperam mostrar a sua riqueza natural e aumentar o tempo de estada de turistas estrangeiros no país.

Hoje, existem 408 espaços administrados pelo NPS, que além dos parques naturais propriamente ditos, que são 59, também zela pela estrutura de visitação de monumentos nacionais tombados, de diversas vias fluviais cercadas pela natureza e de recantos considerados patrimônio nacional.

Cada um dos 50 Estados dos EUA tem o seu parque nacional, mas há Estados com mais de um, caso da Califórnia, da Flórida etc., conforme se pode ver no site no NPS com o mapa norte-americano.

A ideia da preservação dos parques nasceu na floresta californiana de Yosemite, local “descoberto” para a visitação pelo aventureiro, ambientalista, fazendeiro, filósofo e escritor John Muir (1838-1914).

Nascido na Escócia, Muir acreditava que, como parte da natureza, o homem não deveria ser dotado de direitos diferentes dos animais e suas ideias, que se filiam ao biocentrismo, inspiraram os atuais ecologistas num tempo em que eram poucos os que se ocupavam do preservacionismo no mundo.

VIAJANTE VISIONÁRIO

 

Depois de sofrer uma acidente de trabalho, John Muir decidiu empreender a sua primeira grande viagem cruzando o território dos EUA.

De início, ele empreendeu uma viagem a pé entre os Estados de Indiana e a Flórida.

Ao chegar à Flórida, zarpou num veleiro pelo golfo do México até a ilha de Cuba e, depois, cruzou o istmo do Panamá e navegou pelas costas da Califórnia até San Francisco.

Em 1869, na Califórnia, ao visitar a floresta de Yosemite com suas gigantescas sequóias milenares, Muir tomou consciência da importância do conservacionismo.

Numa de suas outras viagens e andanças pelo planeta, ele descobriu a Glacier Bay, no Alasca, em 1879.

Ele visitou ainda, em expedições diversas, a Austrália, a África, a Europa e a América do Sul.

Em 1901, já reconhecido como um herói norte-americano, ele publicou “Nossos Parques Nacionais”, série que chamou a atenção de Theodore Roosevelt (1858-1919).

Já famoso, fotografado no topo de uma montanha ao lado do presidente americano “Teddy” Roosevelt, quando ambos visitavam Yosemite, em 1903.

Fotos reproduçâo
O presidente “Teddy” Roosevelt encontra John Muir no topo de uma montanha em Yosemite, em 1903

Foi lá que, juntos, Muir e Roosevelt acordaram as bases para a criação de um sistema federal que preservasse as riquezas naturais do país –e isso, diga-se, num tempo em que as fazendas já começavam a avançar em direção às florestas.

Engajado ecologista, John Muir também se opôs à construção de barragens que interferissem no meio ambiente, sendo vencido em alguns dos casos, como o que antecedeu a construção da represa para abastecer a cidade de San Francisco, em 1913.

Enquanto vivia numa cabana rústica de Yosemite ao lado da mulher Louie Wanda Strenzel, ele foi visitado por diversos intelectuais de seu tempo, caso de Ralph Waldo Emerson e Joseph Le Conte.

O aventureiro-ambientalista escreveu ainda uma série de artigos que ficou conhecida como “Estudos da Sierra”, mas sua atividade intelectual não ficou circunscrita às florestas da Califórnia, pois ele ainda publicou dez livros em que narrou suas viagens e descreveu a natureza.

Com a morte de Muir, no dia de Natal em 1914, a ideia de transformar oficialmente o já então parque estadual californiano no primeiro parque nacional americano tomou foros de prioridade nacional.

Em 1915, com o tombamento federal, não só Yosemite estava protegida para as novas gerações, como estava encaminhada a criação do serviço de parques nacionais, ou NPS.

Passados 100 anos, se você tiver interesse em visitar um desses parques naturais ou monumentos nacionais na sua próxima viagem aos EUA, comece explorando o site dos serviço de parques para descobrir inclusive o tipo de atividades que eles oferecem, as tarifas e as condições para permanecer por ali algumas noites, tipos de trilhas e atividades oferecidas.

Se você tiver interesse em visitar um desses locais na sua próxima viagem aos EUA, comece explorando o site da NPS para descobrir inclusive o tipo de atividades que eles oferecem, as tarifas e as condições para permanecer neles por algumas noites.

Cerca de 280 milhões de visitantes/ano fazem isso –e cerca de 14 milhões se aventuram a dormir pelo menos uma noite nesses locais que, graças a um aventureiro sonhador chamado John Muir estarão intactos para sempre no mapa da belezas naturais do planeta.

 

MAPA NPS
Reprodução do mapa dos parques nacionais nos EUA; consulte no site (http://www.nps.gov/findapark/index.htm).