Logo mais, entre os dias 27 e 30 deste mês de abril, o Brasil, que totalizou o envio de 2.2 milhões de viajantes aos EUA no ano passado, será sede do 19° evento profissional Visit USA, que reúne cerca de 80 expositores.
Os encontros, que são para participantes inscritos ligados ao setor, acontecerão no Rio (dia 27), em São Paulo (29) e Campinas (30) e estão sendo organizados pelo Departamento de Comércio/Embaixada Americana, refletem a importância do mercado emissivo de turistas brasileiros para os EUA.
Nas estatÃsticas oficiais que consideram o fluxo de viajantes que entram nos EUA vindos do Canadá e do México, paÃses da América do Norte, o Brasil ficou em 5° no ranking de 2014.
Mas, quando descontado o trânsito de fronteira, não propriamente turÃstico, e usando o critério mais técnico (“international arrivals”), o Brasil apareceu, no ano passado, como o terceiro maior paÃs a enviar visitantes aos EUA, atrás apenas do Reino Unido e do Japão.
Ainda que o dólar esteja em viés de alta neste ano de 2015, quando subiu acentuadamente no primeiro trimestre, o mercado não prevê queda no número de brasileiros nos EUA e, ao contrário, se prepara para demandas cada vez mais sofisticadas de viajantes “repeaters”.
Assim, se até agora os principais portões de entrada nos EUA seguem, pela ordem, Nova York, Miami e Los Angeles, há viajantes almejando novas e mais ousadas experiências nesses destinos, caso dos passeios de helicóptero ou dos shows e das experiências gastronômicas, e, também, explorar locais turÃsticos diferentes no paÃs (novas cidades e regiões, monumentos nacionais e megamuseus, parques naturais etc.).
FIM DO VISTO DOBRARIA DEMANDAS
A burocracia para obter visto de entrada segue o maior entrave ao aumento das viagens e, no ano passado, 1.280.000 vistos para os EUA foram emitidos no Brasil (800 mil deles pelo Consulado em São Paulo).
Se essa possibilidade de extinção do visto de turista –sempre aventada e nunca efetivada– viesse a acontecer, com a inclusão do Brasil no programa “Visa Waiver”, há no setor quem estime que o trânsito de visitantes poderia até dobrar em ambos os sentidos.
No Visit USA (www.visitusa.com.br), que acontece respectivamente nos hotéis Sofitel Copacabana/Rio, Maksoud Plaza/SP e Royal Palm Plaza/Campinas, estão previstos, além das exposições e dos estandes, seminários educativos, workshops e até mesmo discussões sobre o visto.
Em conjunto, os eventos devem reunir um total estimado em 1.700 profissionais da indústria do turismo que, necessariamente, precisam se inscrever no site acima e apresentar cartão de visitas da empresa que representam na entrada de cada feira.
QUEM PARTICIPA?
Entre as enormes organizações estrangeiras presentes, estão a Disney Destination Sales, a MGM e a Universal Orlando Resorts, a Royal Caribbean, a American Express Global Travel Card, as aéreas American Airlines, United e Delta, as lojas Bloomingdale’s e Macy’s, as locadoras de carro Hertz, Avis e Dollar, além outras.
Entre os CV&Bs (os “convention and visitors bureaus”, que são os centros de fomento turÃstico), o Visit USA deve reunir, por exemplo, órgão oficial do Brand USA, que divulga o paÃs como um todo, e também os de Los Angeles, do Arizona, de Nevada e de Las Vegas, da Filadélfia, de Houston e do Texas, do Colorado, de Orlando, de Tampa e da Flórida etc.
As maiores operadoras brasileiras também terão estandes, caso da gigante CVC, da Nascimento, Agaxtur, TAM Viagens, RCA, Flytour, Trade Tours, Ancoradouro, AIT, Abreutur, MGM Operadora, entre outras.
No ano passado, os EUA receberam um total de 75 milhões de visitantes estrangeiros, o que mostra a prioridade que vem sendo dada ao setor seja pelo Departamento de Comércio/Brand USA, seja pela indústria do turismo norte-americana.