Reunindo cerca de 50 mil aficionados/ano, o Sundance Film Festival (www.sundance.org/)festejado evento do cinema independente nos EUA, será realizado entre os dias 22 de janeiro e 1°. de fevereiro de 2015 durante a temporada de neve em Park City (Utah), que abre suas pistas na última semana de novembro de 2014.
Criado pelo ator e cineasta Robert Redford, o evento, que revelou diretores como Quentin Tarantino e Alfonso Arau –diretor de “Como Água para Chocolate”– é o ponto alto da temporada invernal de uma cidade pacata e charmosa ao pé das montanhas Rochosas cuja população permanente soma 8.000 habitantes.
Na rua principal (“Main Street”), que ainda conserva seu jeitão de cidade de caubóis, o velho bar “No Name Saloon”, de 1903, hoje disputa espaço com lojas chiques e pequenas galerias de arte. A cena gastronômica e hoteleira também se sofisticou, atraindo um número crescente de brasileiros, com destaque para o Beer Tasting at Wasatch Brew Pub, que faz cervejas artesanais, e para o contemporâneo Lespri Prime Steak Sushi Bar.
Com uma média anual de neve de 10 metros e três estações de esqui que ao todo reúnem 398 descidas –Park City Mountain, Canyons Resort e Deer Valley–, Park City é representada no Brasil por operadoras como Interpoint, Maktour, Ski Brasil, Ski Brasil, Agaxtur, Snowtime, Teresa Perez, Moinho, NS Tour, Moinho e Snow Adventure (veja baixo sites onde dá para conferir preços de pacotes de esqui).
O complexo ao redor de Park City (www.visitparkcity.com) encerra pistas de características variadas, reúne esquiadores e snowboarders e foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002. Na cidade em si, nada mudou muito desde que o pioneiro mórmon Brougham Young chegou lá com seu grupo, em 1860, em busca de minérios, exceto que não há mais qualquer restrição com relação às bebidas alcoólicas.
Com o dólar em ritmo de alta, a dica para quem quer curtir a temporada nival por lá é fechar logo um pacote e pagar, em reais, se possível parcelando no cartão de crédito. Certifique-se que seu pacote inclui os custos com os meios de elevação, ou contabilize esse custo para não ver as suas economias descendo a ladeira: no esqui, como na compra de pacotes e passagens, a antecedência costuma significar gastos mais módicos.
Park City Moutain (www.parkcitymountain.com), cuja temporada vai de 22 de novembro de 2014 a 19 de abril do ano que vem, tem 1.335 hectares e 116 pistas –a mais longa tem 5,6 km de extensão. Seus 16 meios de elevação comportam até 31 pessoas/hora, garantindo velocidade para quem não se cansa de descer a montanha.
Na indústria do turismo norte-americana, a novidade é que a Vail Resorts, com sede no Colorado, adquiriu a estação de Park City Mountain em 11 de setembro passado por US$ 182,5 milhões e tem planos de integrá-la à estação de Canyons, que, juntas, deverão proximamente formar o maior resort de neve dos EUA Já a estão The Canyons Resort (canyonsresort.com), que abre para o esqui em 28 de novembro e fecha no dia 12 de abril, dista 6 km do centrinho histórico de Park City, tem 1.618 hectares e se estende por nove montanhas, sendo a terceira maior dos EUA. Tem 183 pistas, 19 meios de elevação e parque para crianças entre três e seis anos de idade. Deer Valley (www.deervalley.com), cuja temporada tem início em 6 de dezembro deste ano e vai até 12 de abril de 2015), aceita somente esquiadores (e não snowboarders). Com 809 hectares e 101 pistas, tem 21 meios de elevação, tours de snowmobile e diversos restaurantes.
Sites de operadores/esqui em Park City
Interpoint: www.interpoint.com.br
Maktour: www.maktour.com.br
Ski Brasil: www.skibrasil.com.br
Agaxtur: www.agaxturviagens.com.br
Snowtime: www.snowtime.com.br
Teresa Perez: www.teresaperez.com.br
NSTour : www.skinet.com.br
Moinho: www.moinhotur.com.br
Monreal: www.monrealturismo.com.br
Point da Neve: www.neve.com.br/
Snow Adventure: www.snowadventures.com.br
Formula way: www.formulaway.com.br
NAVIOS NA COSTA BRASILEIRA
A virada do ano é também tempo de cruzeiros e, há menos de duas semanas do início da temporada de transatlânticos 2014/2015 por aqui, quem acha que navegar é preciso deve correr atrás de um pacote e fechar logo o preço em reais para driblar a aparentemente inevitável tendência de alta do dólar. Os transatlânticos da MSC, Pullmantur, Costa Cruzeiros e RCCL/Royal Caribbean já estão quase despontando no horizonte para 239 roteiros de viagens até abril. Consulte os sites abaixo e, levando em conta que os preços são por pessoa em cabine dupla, calcule o preço/dia da viagem escolhida.
Lembre-se que, além de navegar entre os portos, esses pacotes incluem as despesas de hospedagem, a alimentação e a diversão à bordo. Em geral, são pagos à parte as gorjetas, as bebidas e as excursões em cada porto, informe-se antes de fechar a compra. Feitas as contas, veja se é possível escolher uma cabine com varanda, investimento que vale a pena, visto que, na ponta do lápis, calculado o custo-benefício, viajar de navio vale a pena.
Nessa temporada, são dez os transatlânticos que exploram a costa brasileira: os quatro da MSC –Lirica, Magnifica, Poesia e Preziosa–; o Costa Favolosa e o Costa Pacifica (ambos da Costa Cruzeiros); o Splendour of The Seas, da RCCL/Royal Caribbean; e os três da Pullmantur –Sovereign, Zenith e Empress. alguns deles partindo da costa brasileira e chegando até Buenos Aires e Montevidéu ou Punta del Este. Além das viagens mais convencionais, as empresas oferecem cruzeiros temáticos e viagens especiais durante o Natal e o Réveillon, alguns deles com direito a ver os fotos de Copacabana na virada do ano. Adrian Ursilli, diretor da MSC, conta que o primeiro dos quatro navios dessa companhia a aportar por aqui é o MSC Lirica, que “retorna ao Brasil depois de alguns anos e chega ao litoral brasileiro no dia 15 de novembro, em Santos, de onde partirá para minicruzeiros pelas ilhas tropicais do Sudeste.
No início de dezembro, a embarcação dará início aos seus embarques no Rio com roteiros alternados de sete noites pelo Nordeste e região do Prata. A volta do MSC Lirica ao continente europeu está marcada para o dia 15 de março de 2015.
A novidade da empresa, que tem estilo italiano, fica por conta do MSC Poesia que, segundo Ursilli, virá pela primeira vez ao país para embarques em Santos rumo à Argentina e Uruguai, chegando Brasil em 6 de dezembro e partindo em 28 de março do ano que vem. O MSC Preziosa, que pertencente à classe Fantasia, a mais luxuosa da frota MSC, estará por aqui a partir de 27 de novembro, devendo fazer cruzeiros pelo Nordeste, com embarques em Santos todos os finais de semana.
Já o MSC Magnifica, que faz partidas de Buenos Aires rumo ao Uruguai e ao Brasil, tem sua chegada prevista para 28 de novembro e só finda a temporada no dia 22 de março de 2015. Na temporada 2014/2015, serão 85 roteiros oferecidos por aqui só pela MSC. Dentre eles, 24 roteiros destinados aos minicruzeiros, que visitarão o litoral paulista e fluminense, com escalas nos principais pontos turísticos da região, como Angra dos Reis, Ilhabela e Ubatuba. Para Ursilli, “os hóspedes que programam sua viagem com antecedência contam com as melhores tarifas do mercado e a Tarifa Super Bingo MSC, que oferece preços especiais para cabines internas em algumas saídas. Por exemplo, o MSC Preziosa dispõe de minicruzeiros de 3 noites pelas ilhas do Sudeste por a partir de US$ 299, lembrando que esse preço é por pessoa em cabine dupla.
Os navios MSC Poesia e MSC Lirica também contam com diversos benefícios para aqueles que desejam a segurança e comodidade de planejamento prévio de sua viagem. “Planejar a viagem com antecedência é uma das melhores estratégias”, afirma Ursilli. “Além de encontrar tarifas competitivas, os hóspedes também podem incluir uma série de outros serviços no pagamento parcelado do cruzeiro, como pacote de bebidas, excursões, entre outros.”
Renê Herrman, diretor-geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul, que também segue estilo italiano em suas embarcações, explica que a companhia vai trazer dois navios com mais de 100 mil toneladas entre novembro de 2014 e março de 2015: Costa Favolosa e Costa Pacifica. O Costa Favolosa vem para sua terceira temporada consecutiva e fará minicruzeiros de três a oito noites, com embarques em Santos e visitando a Bahia e a região do Prata, alternadamente.
Chamado de navio da música, o Costa Pacifica também virá pela segunda vez. A embarcação, que já havia operado na região na temporada 2011/2012, volta para realizar viagens de oito e nove noites pelo Prata –visitando Buenos Aires e Montevidéu–, saindo do porto do Rio de Janeiro. Para Herrman, ” a cada temporada os preços estão mais atrativos para o brasileiro que deseja viajar pela primeira vez a bordo de um navio ou repetir a experiência de navegar em alto-mar.”
Na Costa Cruzeiros, desde a temporada passada, as tarifas dos cruzeiros estão dendo oferecidas em reais e, assim, é possível realizar o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. Já Ricardo Amaral, da RCCL/Royal Caribbean, destaca a vinda pela última vez do transatlântico Splendour of the Seas, um transatlântico com muito estilo e obras de arte contemporâneas a bordo. No Splendour, além dos restaurantes convencionais que estão incluídos no pacote, há restaurantes especiais que, cobrando uma taxa razoável, oferecem uma experiência gastronômica superior. O destaque é o asiático Izumi, que está em diversos dos transatlânticos da RCCL e é supervisionado mundialmente pelo inventivo chef nipo-americano Travis Kamiyama, que nesta temporada deve estar nos cruzeiros do Splendour por aqui. Além dele e também cobrando uma conta extra, o Chops Grill se caracteriza pelos steaks e vinhos de qualidade, idem pelas sobremesas copiosas à base de chocolate.
O Splendour of The Seas fará roteiros pela América do Sul com saídas do porto de Santos e duração de sete noites visitando Punta Del Este, Montevidéu e Buenos Aires. E minicruzeiros de três e cinco noites por portos brasileiros. Na temporada 2015/2015, a empresa anuncia a presença do Rhapsody of The Seas, que virá pela primeira vez fazer roteiros na América do Sul. Sites de operadores/temporada de cruzeiros na costa brasileira: