Temporada de cruzeiros marítimos começa em novembro

Por Silvio Cioffi

A temporada de cruzeiros 2014/2015 está prestes a começar agora no início de novembro e serão dez os transatlânticos que aportam por aqui fazendo, até abril, 239 roteiros de viagens.

 

E você, está cogitando navegar? Tem dúvidas sobre que tipo de roteiro ou de embarcação escolher?

Antes de mais nada, faça as contas do preço/noite a bordo de cada roteiro consultando os valores e as condições divulgados nos sites de empresas como por exemplo a RCCL/Royal Caribbean, a Costa Cruzeiros, a MSC, a Pullmantur e a CVC, entre outras (há uma lista dos navios e dos sites no final deste blog).

Os preços dos cruzeiros estão mais atraentes, especialmente se o passageiro leva em conta que, além do deslocamento entre os destinos e da hotelaria, as viagens  incluem todas as refeições e a diversão à bordo. À parte, são pagas as bebidas, em alguns casos as gorjetas e, sempre, as excursões (opcionais), pois em cada aportagem são oferecidas diferentes excursões.

Ao fazer esse cálculo, lembre-se que, em geral. os preços são por pessoa em cabine dupla. Verifique então se o segundo passageiro na mesma cabine é grátis e, no caso de viajar só, se há sobrepreço.

Finalmente, ao fazer as contas, veja se não dá para investir numa cabine com varanda, de onde é sempre mais agradável ver as cidades visitadas desfilarem pela proa.

E se, examinadas as possibilidades, a resposta à primeira indagação for positiva, mexa-se: em alta temporada, a antecedência pode signifcar preços melhores.

Aproveite que o dólar já subiu e já desceu novamente e procure fechar a compra do pacote em reais para driblar uma provável valorização da moeda norte-americana nos próximos dias e meses. Algumas empresas comercializam os roteiros em até dez vezes sem juros no cartão de crédito.

NOVIDADES PELA PROA

Entre os dez transatlânticos que estarão fazendo viagens pela costa brasileira nessa temporada, há alguns com roteiros que levam também até a Argentina e o Uruguai, em viagens de ida e volta que duram uma semana.

Isso equivale a dizer que, feitas as contas, é preciso escolher entre um minicruzeiro, que dura entre três e cinco noites, e um cruzeiro “normal”, que em geral dura sete noites.

Além de onde ir, ainda é preciso escolher entre transatlânticos mais luxuosos ou mais esportivos, entre navios maiores e menores. E as decisões não param por aí:  já pensou em passar o Réveillon vendo do deque superior os fogos em Copacabana? Ou em fazer compras de Natal em Buenos Aires? E ainda, que tal passar o Carnaval no Rio ou em Salvador?

Uruguai

02
No alto, o porto de Montevidéu; acima, os afrescos de Antonio Berni nas Galerias Pacifíco, em Buenos Aires      Fotos Silvio Cioffi

 

Leve em conta que, geralmente, os transatlânticos maiores tendem a ser destinos de viagem em si, têm mais restaurantes e opções de entretenimento a bordo. Mas se a sua escolha recair sobre embarcações menores, é provável que a viagem tenha estilo mais intimista.

Em conjunto, as empresas que trazem os navios desta temporada, estimam que 30% dos brasileiros que irão viajar são “repeaters”, ou seja, já fizeram cruzeiros marítimos por aqui anteriormente.

A expectativa do setor é de transportar até 640 mil pessoas. Isso significa que, embora a oferta do número de leitos deva encolher 2% se comparada à temporada 2013/2014, mas está previsto empate no número de passageiros.

Na Costa Cruzeiros, de estilo italiano, a novidade para esta estação de cruzeiros que está para começar é o aumento do número de minicruzeiros. De modo geral, em função da duração menor, os minicruzeiros que partem de Santos se destinam à Ilhabela, ao Rio, a Búzios, a Paraty ou a Angra dos Reis –e retornam a Santos. Verifique atentamente os itinerários previamente.

Já nos cruzeiros “normais”, de uma semana ou de até oito noites a bordo, é possível fazer viagens de ida e volta no rumo norte, zarpando de Santos ou do Rio, e chegando, por exemplo, a Salvador. Ou então navegar no rumo sul, visitando Buenos Aires e Punta del Este ou Montevidéu e retornando para Santos ou para Rio.

Em busca de dicas quentes sobre a temporada, a Folha entrevistou dois dirigentes do setor, Ricardo Amaral, da RCCL, e Renê Herrman, da Costa Cruzeiros.

Na RCCL, o clima é de despedida para o carismático e luxuoso transatlântico Splendour of The Seas, que fará sua última temporada brasileira, devendo ser substituído no verão 2015/2016 pelo Rhapsody of the Seas.

Por agora, o Splendour of the Seas deverá fazer tanto minicruzeiros, de três a cinco noites, como roteiros de sete noites para região do Prata, além de viagens comemorativas de Natal, Carnaval, Páscoa e do Réveillon em Copacabana.

Além desses, a RCCL também volta a oferecer cruzeiros temáticos nessa temporada: o Royal Life, focado em bem-estar; o Royal Gourmet, para os amantes da gastronomia; e o Royal Dance, para quem quer aprender ou aprimorar passos de dança.

Para Ricardo Amaral, “a cultura de cruzeiros no Brasil tem amadurecido muito nos últimos 10 anos, o potencial do mercado é enorme e os hóspedes da RCCL estão partindo para explorar outros países, especialmente na Europa e no Caribe, em viagens de transatlântico.” “Brasileiros são a segunda nacionalidade (exceto americanos/canadenses) a bordo dos dois maiores navios do mundo, o Oasis e o Allure of The Seas”, diz ele.

F

Imagens do transatlântico Splendour of the Seaz - -Fotos Silvio Cioffi/Folhapress
Imagens do transatlântico Splendour of the Seaz – -Fotos Silvio Cioffi/Folhapress

Já Herrman, da Costa Cruzeiros, conta que os dois primeiros transatlânticos da empresa a aportar no Brasil nesse temporada 2014/2015 serão o Costa Favolosa e o Costa Pacifica, ambos gigantes de mais de 100 mil toneladas cada um. Eles chegam ao Brasil respectivamente nos dias 13 e 14 de dezembro.

Para quem cogita em ir à Europa de navio no fim da temporada, as viagens são mais longas de travessia normalmente custam proporcionalmente menos que os cruzeiros normais.

O Costa Favolosa, por exemplo, ficará por aqui até o dia 29 de março de 2015, quando retorna para a Itália. Já o Costa Pacifica retorna dias antes, em 25 de março de 2015. Os dois transatlânticos somam uma oferta de pouco mais de 128 mil leitos.

Herrman explica que haverá o aumento do número de minicruzeiros na Costa, dizendo que “nessa temporada, teremos, ao todo, quatro minicruzeiros: os dois primeiros na segunda quinzena de dezembro de 2014 e os outros dois na primeira quinzena de março de 2015.”A estratégia da companhia deverá concentrar as operações dos minicruzeiros no Costa Favolosa, que vem para sua terceira temporada consecutiva, e por sua vez, realizará um total de 19 cruzeiros na América do Sul.

FROTA DE PESO

Os dez transatlânticos que virão à costa brasileira: Splendour of The Seas (RCCL/Royal Caribbean); Costa Favolosa e Costa Pacifica (Costa Cruzeiros); MSC Líirica, MSC Magnifica, MSC Preziosa e MSC Poesia (MSC); Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign e Pullmantur Zenith (Pullmantur).

Sites recomendados:

www.royalcaribbean.com.br

www.costacruzeiros.com.br

www.msccruzeiros.com.br

www.pullmantur.com.br

www.cvc.com.br

www.agaxtur.com.br

www.tamviagens.com.br

www.centralmaritimabrasil.com.br

www.nascimentoturismo.com.br

www.visualturismo.com.br

Santos

Ilhabela
No alto, fortaleza em Santos; acima, poente na Ilhabela Fotos Silvio Cioffi